quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um breve histórico

WEIMARANER

Alguns especialistas afirmam que weimaraner deriva de um cruzamento desejado pelo Grão Duque Carlos Augusto de Weimar, de onde vem o nome, entre um pointer amarelo e uma fêmea de raça não identificada. Streel, ao contrário, sustenta que a raça existia com anterioridade e atribui a sua derivação atual a um processo de albinismo.

Mais aceitável é a tese sustentada pela associação alemã do weimaraner, segundo a qual o antepassado da raça seria o leithund, considerado por sua vez descendente do Bracken e o weimaraner. Por exemplo a forma do crânio, o dorso do focinho retilíneo, a depressão naso-frontal mínima, a moderna tendência dos lábios a caírem, a comissura labial pequena, a posição da cauda, etc.

A conservação através do séculos, de particularidades congênitas tão típicas, constitui, por certo, uma demonstração da inalterabilidade da raça; pode-se excluir, portanto, a hipótese dum cruzamento eventual e pode-se reconhecer direito de precedência em relação a outras raças alemãs.

PADRÃO DA RAÇA - Bruno Tausz

ASPECTO GERAL: o weimaraner é um cão de caça, de tamanho médio para grande. É um cão de utilidade, de forte musculatura, elegante, bonito e harmonioso.

CABEÇA: em proporção ao tronco, nos machos mais larga que nas fêmeas.
stop: pouco pronunciado.
Trufa: mais escura que a cor da pele, tornando-se mais acinzentada em direção à cabeça.
Olhos: redondos, cor do âmbar claro ao escuro, de expressão inteligente e dócil. Nos filhotes são de cor azul-claro.
Dentadura: forte e perfeitos; mordedura em tesoura.
Orelhas: longas e largas, inseridas alto, seu comprimento alcança a comissura labial. Em atenção, ligeiramente voltadas para frente, com dobras.

PESCOÇO: musculoso, quase redondo, não muito curto, erguido com elegância. Insere-se harmoniosamente nos ombros e dorso. Sem barbelas.

TRONCO: bem proporcionado e musculoso; a relação comprimento do tronco / altura na cernelha = 12:11.
Peito: forte e bem profundo.
Dorso
: firme, musculoso e reto. (*Um dorso longo como típico da raça não é considerado faltoso*).

CAUDA: cortada na idade de um ou dois dias.
Para os cães de pêlo curto e médio, reduzida mais ou menos à metade.
Para os cães de pêlo longo, corta-se duas a três vértebras.
É inserida comparativamente mais abaixo da linha do dorso do que em outras raças e revela uma original tendência à caída vertical. Os exemplares de pêlo longo deverão ter boa franja.

ANTERIORES E OMBROS: altos, retos, paralelos, mas não muito afastados. Cotovelos trabalhando rente ao tórax e corretamente direcionados para frente, livres e retos.

POSTERIORES E GARUPA: paralelos e corretamente direcionados para frente. Boa angulação, membros bem desenvolvidos e musculosos. Garupa longa e pouco angulada.

PATAS E ALMOFADAS: fechadas e fortes, sem ergôs. Corretamente direcionadas para frente, dedos curvos, arqueados, unhas cinza claro e cinza escuro. Dígitos centrais muitas vezes mais longos. Almofadas grossas e duras, corretamente posicionadas.

MOVIMENTAÇÃO: em todas as modalidades deve ser fluente e com boa cobertura de solo. Anteriores e posteriores visivelmente paralelos. Galope longo e raso. No trote, o dorso permanece reto e nivelado, sem oscilações. A marcha é indesejável.

Altura na cernelha:
Machos: 59 a 70 cm. Ideal: 62 a 67 cm.
Fêmeas: 57 a 65 cm. Ideal: 59 a 63 cm.

COR: é o cinza, nas tonalidades: prata, rato e cervo, e nas tonalidades intermediárias dessas cores. São permitidas manchas brancas no peito e pequenas pintas nas patas. Tonalidade e marcações fogo e marrons no pêlo não são permitidas. O cinza-azul desclassifica o cão e o exclui da reprodução.

PELAGEM: pode ser de três tipos: Curta (ideal): lisa, assente, com ou sem subpêlo.
Média: lisa, assente, com subpêlo denso.
Longa
: macia e longa, com ou sem subpêlo, de 3 a 5 cm de comprimento.

DESQUALIFICAÇÕES:

1. tamanho pequeno ou grande. Absolutamente atípico. Principalmente pesado ou linfático ou fraco ou raquítico. Estrutura defeituosa.
2. outra cor que não o cinza, nas tonalidades prata, cervo ou rato com suas variações. Pêlo branco em cicatrizes não são consideradas faltas. Marcação marrons. Manchas excessivamente grandes no peito. Patas brancas;
3. total ou parcial falta de pêlo. Tipo de pelagem que não se enquadre nos tipos de pelagem padrão;
4. cabeça atípica, desproporcional. Cabeça de Buldogue;
5. nariz côncavo, stop pronunciado;
6. nariz nitidamente cor-de-rosa;
7. entrópio ou ectrópio. Olhos enviesados. Outra cor que não o âmbar e suas variações;
8. prognatismo. Faltas de dentes, com exceção do P1 e M3;
9. barbela pronunciada;

10. corpo nitidamente atípico ou deformado;
11. pronunciado peito em tonel;
12. pronunciado dorso carpeado ou selado;
14. patas de Basset;
15. displasia;
17. visivelmente prejudicado nos movimentos;
18. mono ou criptorquidismo.

WEIMARANER PÊLO LONGO

A variedade do weimaraner PÊLO LONGO é assim descrita:
O weimaraner pêlo longo difere do pêlo curto no tipo de pêlo e no corte da cauda. Todos os demais pontos do padrão são iguais.
O pêlo é macio e longo, com ou sem subpêlo. Liso ou ondulado. Na inserção das orelhas é mais longo. Na ponta das orelhas é permitido o pêlo aveludado.
Comprimento de pêlo nos flancos, de 3 a 5 cm. Sob o queixo, no antepeito e barriga, normalmente mais longo. Cauda com boa franja. Espaço entre os dedos com pêlo longo. Pelagem na cabeça menos longa que no corpo. A pelagem total muitas vezes só aparece após os 24 meses de idade.
O corte da cauda é feito aos 2 ou 3 dias de idade e corta-se apenas 2 ou 3 vértebras a partir da ponta da cauda.
A CABEÇA do weimaraner, onde se concentra toda sua força e beleza, é detalhada dentro do padrão da seguinte forma:
Moderadamente longa, em harmonia com o tamanho do corpo. Mais larga nos machos que nas fêmeas, no entanto em ambos com boa proporção entre a largura do crânio superior e o comprimento total. Proporções de comprimento, da ponta do nariz ao stop um pouco mais longo do que do stop ao occipital. Na têmpora, um aprofundamento. Occipital ligeiramente pronunciado na aparência. Através dos olhos, têmporas nitidamente traçáveis. Focinho comprido e, principalmente nos machos, forte, de perfil quase quadrado. Dorso do nariz reto, muitas vezes um pouco convexo, jamais côncavo. stop pouco pronunciado. Lábios pouco superpostos, com a gengiva em cor de carne. Ligeira comissura labial. Bochechas musculosas e bem definidas. Cabeça seca.

NOTA: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Nenhum comentário: