quinta-feira, 25 de setembro de 2008

História da Raça

História da Raça


Um cão especial para pessoas especiais.

Conhecido como o cão de quatro dimensões. Altivez, nobreza e dignidade são suas principais qualidades.

Originária de Weimar na Turingia, Alemanha, a raça obteve direito de registro como raça pura no Livro de Origens em 1896. A raça teve no Major Von Herber seu maior defensor, tido como "pai da raça", e foi a partir de seus esforços que a raça cresceu em número e popularidade. Na Áustria coube ao Príncipe Hans Von Ratibor a divulgação da raça através das muitas provas de caça, realizadas em suas propriedades de Grafenegg.
A origem da raça Weimaraner sempre foi um assunto polêmico. Não obstante extensas pesquisas, nenhum registro definitivo foi encontrado que viesse a estabelecer a linhagem da raça e provar a trajetória de seu desenvolvimento. A cidade de Weimar, de onde o Weimaraner tirou o seu nome e onde, sem dúvida, a raça foi desenvolvida, era um dos mais belos locais na floresta da Turingia.
O Grão Duque Karl August, segundo a opinião geral, foi o primeiro a reproduzir estes ágeis cães cinzas.

Shadowmar Barthaus Dorilio ( °1959)
O Major Herber salientou em 1939, que a raça tem muitas características em comum com o St. Hubert Bracken, uma raça de cães pretos, hoje extinta, e admitiu a possibilidade de o Weimaraner ser uma mutação da raça Bracken. A história do braco de St. Hubert não está completa, mas presume-se que esta raça foi introduzida na Alemanha através da França ou da Inglaterra e que o Weimaraner descendeu diretamente dele. Alguns criadores de cães que gostavam destas mutações cinzas, as cruzavam, surgindo gradualmente um grande número desses cães no Distrito de Turingia, próximo à cidade de Weimar. Esta a razão pela qual foram eles chamados de Weimaraner.

Colsidex Standing Ovation ( °1974)
O Weimaraner Club da Alemanha foi fundade em Halle em 20 de Junho de 1897, sendo o primeiro padrão da raça publicado em Bruxelas em 1897.
A raça durante dezenas de anos ficou restrita à Alemanha e à Áustria e, durante muitos anos, os raros exemplares que deixavam a Alemanha eram sumariamente esterilizados. Somente após a Segunda Guerra Mundial o Weimaraner começou a chegar à outros países da Europa e à outros continentes. Hoje a raça está presente em várias partes do mundo sendo bem difundida na Europa, na Inglaterra, Holanda, França e Escandinavia. Na América do Sul, o Brasil reina praticamente sozinho como centro da raça.
Na América do Norte, o Canadá e os Estados Unidos formam juntos um dos mais importantes centros mundiais da raça. Bons núcleos se desenvolveram também na Austrália e na África do Sul.
Texto cedido pela criadora Ingrid Heins,
titular do canil Nobiskrug (RJ).

Nenhum comentário: