quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Hitória da Raça Weimaraner

A Raça no Brasil


Os primeiros exemplares chegaram ao Brasil em 1952, trazidos por Roland S. Blinstrup. Conhecido como Mr. Blitz, foi o fundador do 1º canil de Weimaraner no Brasil - Blitz, Vymar.
Em 1953 nasceram as duas primeiras ninhadas de Weimaraner no Brasil. Blinstrup, nos anos seguintes, deu grande impulso à criação da raça, importando dos Estados Unidos e da Alemanha, sempre com a preocupação de trazer animais que reunissem a beleza do padrão da raça às qualidades do cão de caça Weimaraner.
Pouco mais tarde, ainda em 1953, o Prof. João Möojen de Oliveira também importou Weimaraners da Alemanha e dos Estados Unidos, registrando em seu canil - Von Schlossgehege, no Rio de Janeiro.
Nos anos 60 surge o canil Itatiaia, depois o canil Sumaré.
Decorrente da pouca técnica na reprodução, a raça começou a entrar em declínio na qualidade, tornando-se o destino da raça nebuloso e teria se perdido se no início da década de 70 não houvesse surgido uma nova explosão de entusiasmo pela raça. Surgem então os canil Fonte da Saudade, Jaraguá, Vale dos Ciganos, D'Aldeia e Gray Ghost.
Esta fase deixa antever um desejo de aprimoramento com a introdução de animais advindo de criadores de renome nos Estados Unidos e na Alemanha. Em decorrência dessas importações notou-se uma melhora relativa no plantel. Fundou-se então em 17 de janeiro de 1978 o Departamento Especializado da Raça Weimaraner da SBCCC, formando o primeiro núcleo de criadores e proprietários de Weimaraners no Brasil e na América do Sul.
Surgem então os canis Nobiskrug, Canto da Pedra, Xapaná, Recreio, Arcobaleno e Blue Chips no Rio de Janeiro, em São Paulo os canis Pia-Çui, Cap Ferrat, Portal Marrom e Brisk. Em Minas Gerais, Shalfleets e Champson.
Estes todos surgiram da segunda metade da década de 70 até a década de 80. Na década de de 90 surgem ainda em Porto Alegre o canil Wolf's Hunter e em Florianópolis o canil Aller Letzte.
Com a cisão dos sistemas cinófilos em 1991, o Clube do Weimaraner, surgido à partir do Departamento Especializado da Raça Weimaraner da SBCCC, entra em fase de pouca atividade e surge o Núcleo de Criadores da Raça Weimaraner em Florianópolis.
Desativado o Clube do Weimaraner, permanece ativo sómente o Canil Nobiskrug, enquanto os demais canis, surgidos com a fundação do Clube, encerram suas atividades na raça.
Surgem alguns novos criadores como Juscanis, Champions Line, Weimars Valley, Von Wurzius, Soul Coast e Blazehill que vão se destacando com seus exemplares nas pistas. Ainda na decada de 90 o Canil Nobiskrug faz varias importações de padreadores e matrizes dos USA, cujos produtos são hoje encontrados em praticamente todos os pedigrees da criação nacional e sul americana.
Desativado o Nucleo de Florianópolis, surge o Nucleo Gaúcho, que através da internet muito contribui para a divulgação da raça, tanto no Brasil como no exterior.
Com mais importações de padreadores em fins do seculo XX e inicio do seculo XXI, o Canil Nobiskrug mantém a sua liderança na criação da raça no Brasil, levando seus exemplares aos titulos máximos de Best in Show. Provenientes destas importações, destacam-se também exemplares do Canil Juscanis, bem como os canis Champions Line, Von Wurzius e Soul Coast.
No inicio do seculo XXI vemos a raça com excelente destaque nas exposições e obteve-se uma massiva presença de excelentes exemplares nas pistas da Exposição Mundial da FCI em 2004 no Rio de Janeiro, culminado com as significativas vitorias do Canil Nobiskrug, que registrou em seu plantel Jovem Campeão Mundial Macho, Jovem Campeão Mundial Fêmea, Campeão Mundial Macho, Melhor da Raça e 3o do Grupo 7.

Texto cedido pela criadora Ingrid Heins,
titular do canil Nobiskrug (RJ).

2 comentários:

Ághata disse...

Chic demais é uma raça especial para pessoas especiais....

Jorge disse...

Cão sensacional. Meu Grande companheiro foi o Jano do Vale dos Ciganos de 1980 até meados dos anos 90.